Testemunho de Bibiana Oliveira, Diretora Comercial da Indaqua de Vila do Conde.

“Quando trabalhamos muitos anos com clientes, não raras vezes somos assaltados pela falta de humildade, de quem acha que já aprendeu tudo. Criamos um portfólio de clientes estereotipados e ajustamos palavras e ações, isentando o processo de sentimentos. Alternamos apenas entre máquinas e atores em representação de um papel. Tudo o resto, é script.

No processo de certificação LAC, percebemos que o atendimento ao público é muito mais do que uma frase preconcebida, pronunciada num tom agradável. É, acima de tudo, verdade. E a verdade, é difícil de alcançar.

Antes de qualquer outra coisa, tivemos de limpar os nossos filtros e reprogramar os nossos descodificadores de mensagens. Os outros são, para nós, aquilo que lemos deles e, nem sempre, os nossos “recetores” estão ajustados aos “transmissores” dos nossos clientes. Ao longo do processo, percebemos de que forma maximizar este canal de troca de mensagens, para que, acima de tudo, desprovidos de quaisquer juízos de valor, seja possível chegar à verdade: à verdade na empatia, à verdade nos gestos, à verdade nas palavras, à verdade no interesse pelo outro.

Se é um percurso fácil? Não.

Se é um caminho rápido? Quem dera.

Se tem fim? Nunca terá.

Se valeu a pena? Muito!

No dia em que recebemos o nosso primeiro elogio, depois da certificação, tivemos a certeza de que tínhamos encontrado a direção, enquanto seres emocionalmente inteligentes!

LAC, H2Orgulhosamente!”